Programa de Produção de Livro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO

CURSO: PRODUÇÃO EDITORIAL (clique AQUI para acessar a grade curricular)
DISCIPLINA: Produção do Livro - Tópicos B (60 h / 3 créditos) – ECL491
PROFESSOR: PAULO CÉSAR CASTRO
DIA E HORÁRIO: sexta-feira, de 07:30 às 11:00


Ementa:
Elaboração de um livro impresso ou digital com aplicação das teorias estudadas. Formatos eletrônicos. Estrutura da obra impressa ou digital; paginação, visualização, legibilidade. Projeto gráfico; diagramação e arte-final, conforme projeto gráfico; edição e iconografia, ilustração; tratamento de texto e imagem.

Objetivos:
Fornecer subsídios teóricos e técnico-práticos para a produção de um livro impresso e digital, dando destaque a cada uma das várias etapas desse processo, suas inter-relações e o cuidado com cada uma delas para a qualidade final do produto. No caso do impresso, os alunos são capacitados a trabalhar nas fases de criação do projeto gráfico e da diagramação do miolo e da capa com o software InDesign. O livro digital terá como ponto de partida a versão impressa, a partir da qual, no InDesign, serão tomado os cuidados para que as duas versões sejam possíveis. Considerando as especificidades do digital, serão abordados conteúdos sobre HTML e CSS, bem como a realização de ajustes com o programa Sigil.

Programa:

Unidade I – PROJETO GRÁFICO
1.1. Projeto gráfico de livro: miolo x capa
1.2. Projeto gráfico do miolo x aspectos estéticos e industriais
1.3. Tipografia: linha de composição, tipos, corpo, entrelinha, kerning, ligatura
1.4. Grid e número de colunas
1.5. Cálculo de folhas de papel para imprimir o miolo
1.6. Formatos de páginas e definição de mancha gráfica
1.7. Partes do livro: pré-textuais, textuais, pós-textuais e extratextuais
1.8. Criação gráfica da capa: estilos, composição, análise de capas, briefing, brainstorm, banco de imagens...
1.9. Capa: tipos de papel, 4ª capa, orelhas, cálculo de lombada, cálculo de folhas para impressão

Unidade II – DIAGRAMAÇÃO COM INDESIGN
2.1. Apresentação do ambiente de trabalho do software: comandos, caixa de ferramentas, painéis...
2.2. Definição de características do documento
2.3. Diagramação do miolo: criação de documento, diagrama, grid
2.4. Importação de texto e imagens
2.5. Estilos: parágrafo, caractere (fontes tipográficas), estilos aninhados
2.6. Controle de órfãs e viúvas, hifenização, estilos

Unidade III – PREPARAÇÃO NO INDESIGN PARA O ARQUIVO DIGITAL
3.1. Metadados
3.2. Hiperlinks
3.3. Ancoragem de imagens
3.4. Criação de sumário
3.5. Propriedades de exportação de imagens
3.6. Exportação para o formato EPUB: capa, sumário, divisão em capítulos

Unidade IV – CRIAÇÃO DE CAPAS PARA O IMPRESSO E DIGITAL
4.1. Aspectos estéticos da capa
4.2. Aspectos técnicos da capa
4.3. Diagramação da capa
4.4. Fechamento do arquivo para impressão

UNIDADE V – LINGUAGENS HTML E CSS
5.1. HTML: conceitos básicos – sintaxe, tags, atributos, cabeçalho, estrutura de uma página web
5.2. HTML: elementos em bloco e elementos inline; atributos
5.3. HTML: listas e tabelas
5.4. HTML: links internos e externos
5.5. CSS: sintaxe
5.6. CSS: bloco de declarações; classes e IDs
5.7. CSS inline, interno e externo

UNIDADE VI – EDIÇÃO FINAL DO DIGITAL COM SIGIL
6.1. Apresentação do ambiente de trabalho do software: comandos, ferramentas
6.2. Edição do código
6.3. Separação do conteúdo em novos arquivos HTML
6.4. Edição de metadados
6.5. Gerar/editar sumário
6.6. Validação de CSS

Metodologia:
Aulas expositivas e práticas, com uso, principalmente, dos softwares InDesign, Bloco de Notas, Adobe Digital Editions e Sigil.

Bibliografia básica:
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 676 p.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Versão 3.0. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CASTRO, Elizabeth. Using InDesign to adapt plain text for EPUB. s.l: Cookwood Press, 2012.
FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Rosari, 2007.
HALLEWELL, Lawrence. O livro no Brasil. São Paulo: Queiróz, EDUSP, 1985.
HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: 2010.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 224 p.
HORIE, Ricardo Minoru. Arte-finalização e conversão para livros eletrônicos nos formatos ePub, Mobi e PDF. Coleção Ebooks, v. 1. São Paulo: Bytes & Types, 2013.
MAGALHÃES, A. Editoração hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003. 144 p.
NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. 3ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
OLIVEIRA, Marina. Produção gráfica para designers. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2002. 136 p.
PEDROZO, Ana Cristina. Coleção Indústria Gráfica - Imposição com Preps. São Paulo: Bytes & Types, 2015.
SALVETTE, Paul. The eBook design and development guide (ebook). Bangkok, Thailand: BB eBooks, 2012.
SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SILVA, Jorge Antonio Monteiro da. Como planejar e produzir um projeto gráfico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre Tipografia e Estética do Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.


Forma de avaliação:
A avaliação da disciplina será baseada nos seguintes itens:

1. Presença e frequência* (Obs: a lista de presença deverá ser assinada até às 9:30; após este horário, mesmo tendo chegado a sala, o aluno terá atribuída a falta completa)
2. Trabalho parcial - consiste na diagramação de um livro cujo texto e imagens serão entregue pelo professor; deverá ser entregue nas versões para impressão e digital - vale até 2,0 pontos (Obs: após a entrega das observações do professor, o aluno terá um prazo para os acertos; se os documentos forem devolvidos com as correções, a nota completa será concedida)
3. Trabalho final - criação do projeto gráfico e diagramação de um livro cujos originais ficam a critério de cada aluno (em qualquer língua), devendo ser entregue nas versões para impressão e digital, ambas acompanhadas das capas adequadas aos seus formatos. O projeto deve ser acompanhado de um relatório no qual serão informados todos os aspectos relacionados ao projeto gráfico do livro impresso, bem como a relação que têm o conteúdo e o público a que se destina a obra. A impressão da capa e do miolo não é obrigatória. - vale até 8,0 pontos. (acesse AQUI o roteiro do trabalho)

* Alunos com presença, frequência e participação na disciplina poderão ter notas ampliadas no caso da necessidade de poucos décimos para aprovação.