Durante todo o mês de setembro acontecem campanhas de conscientização e prevenção do suicídio. O objetivo, com elas, é divulgar a causa e debater o preconceito e o estigma em torno do tema. As ações estão vinculadas ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde. O dia 10 de setembro foi escolhido para marcar a iniciativa.

No Brasil, o movimento teve início em 2015 com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Para chamar a atenção das pessoas, os principais pontos turísticos do país são iluminados com a cor amarela, que representa vida, luz e alegria. Além disso, profissionais da saúde e grupos que lutam pela causa alertam que o suicídio é um problema de saúde pública e que o combate dele precisa do apoio de todas as esferas da sociedade.

Em setembro de 2017 a campanha o CVV de prevenção do suicídio teve como lema “Falar é a melhor solução”. As informações sobre o tema podem ser acessadas no site setembroamarelo.org.br e na página facebook.com/setembroamarelo.